12 de Maio de 2016

Os anjos por trás dos eventos

Post by Portofino Buffet

Aline Pereira - Vivace
Desenhar o perfil dos noivos, entender o que eles querem para o casamento e fazer com que todo o planejamento inicial saia de forma perfeita no grande dia. Esse é o trabalho da assessoria de casamento, um dos principais serviços que fazem parte da organização de uma festa e que é considerado de extrema importância para que todos os detalhes do evento estejam bem orquestrados.

Para explicar com mais detalhes sobre esse trabalho que complementa os serviços dos demais fornecedores contratados para a execução do evento, chamamos a Aline Pereira, sócia-proprietária da Vivace Assessoria de Eventos, uma das principais empresas especializadas na área que atuam em Florianópolis.

Confira a entrevista da Aline!

Qual é o papel da assessoria de casamento em um casamento?
Aline: São muitos detalhes que precisam de acompanhamento para organizar um casamento, a contratação de muitos profissionais, a gestão de prazos e orçamentos, além do estado emocional do casal que está ansioso para que tudo dê certo, mas não tem experiência com organização de eventos. É nesse sentido que os assessores de casamento atuam. Eles desempenham o papel super importante, pois tudo precisa estar harmônico entre si, sem deficiências ou exageros, atentos a todos os detalhes, presentes em todos os momentos, deixando para os noivos apenas o prazer de curtir seu grande dia.

E como funciona na prática o cerimonial e a assessoria?
Aline: Ambos têm o objetivo de manter o casamento organizado da melhor forma possível. A assessoria tem a tarefa de desenhar o perfil dos noivos , através de um estudo detalhado do casal, isso inclui perfil e orçamento, cuidar do passo a passo até o altar, prazos a serem cumpridos e monitoramento de tudo que será contratado dali pra frente. Já o cerimonial é responsável pelo bom andamento das atividades no dia do casamento, o que inclui as formalidades da cerimônia e também da festa. É o cerimonial quem vai ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados e ajudar a resolver os possíveis problemas, além de outros detalhes necessários como a distribuição de lembrancinhas ao longo da festa. A assessoria e o cerimonial são trabalhos que se completam.

Explique melhor o processo desde a contratação do serviço até o dia da festa.
Aline: 
Os noivos são a fonte de inspiração da equipe de cerimonial e assessoria. Tudo deve ser escolhido, combinado, contratado, confirmado, revisto e acompanhado de perto por eles para garantir que todos os detalhes da festa e todos os profissionais envolvidos façam seu trabalho corretamente e no tempo certo. Os noivos podem contratar uma assessoria completa, que cuida desde o início do contrato até o dia da festa ou apenas para o dia do casamento. Além de amplo conhecimento de todas as etapas da organização do evento, os assessores sabem lidar com o estresse, imprevistos e as cobranças de uma festa, atuando tanto na negociação e acompanhamento dos fornecedores quanto na orientação dos noivos, mantendo a calma, a ordem e o bom humor necessários para o bom andamento da festa.

O que pode acontecer caso uma assessoria de casamento não for contratada?
Aline: Como os noivos em geral não sabem por onde começar na organização de um evento, eles correm o risco de investir muito mais do que o esperado do seu tempo e dinheiro, caso uma assessoria de casamento não estiver por trás do planejamento da festa. Outra situação é ter problemas com os fornecedores no dia do evento, faltar algum serviço essencial ou mesmo se decepcionar com a qualidade de algum desses serviços. Uma das funções da assessoria é checar a procedência e qualidade dos fornecedores da festa e repassar para os noivos todas as informações. E isso faz com que nada saia do controle.

Com quanto tempo de antecedência contratar?
Aline: Tanto a assessoria de casamentos quanto o cerimonial devem ser contratados no início dos preparativos. Assim, a noiva terá um bom tempo de escolha para apreciar com calma cada momento, cada contratação. Procure referências do profissional que esta sendo contratado. Depois disso, mãos à obra, noiva! Os preparativos te esperam! Divirta-se!