25 de Maio de 2016

À procura da foto perfeita

Post by Portofino Buffet

13271808_1720472771561847_412451354_o

“A foto perfeita é aquela que congela a emoção do momento, um sorriso, uma lágrima, uma dança. A foto perfeita tem que ter emoção.” Essas são as palavras do expert em fotografia de eventos em Florianópolis, José Somensi, para definir aquele que é um dos serviços mais importantes de um casamento ou aniversário.

E a escolha do fotógrado é tão importante quanto a decoração perfeita, o vestido perfeito ou o buffet perfeito, requer pesquisa, investimento em detalhes e, principalmente, entender o estilo do profissional e se ele tem afinidade com o seu estilo de vida.

Mas como decidir qual o melhor fotógrafo entre tantas opções? E o que diferencia um bom de um mau fotógrafo?

O José Somensi explica tudo nessa entrevista!

Como escolher o fotógrafo do casamento/aniversário?
José Somensi: Essa é uma boa pergunta. Primeiro tem que saber o quanto de verba se quer destinar a um profissional da área. Sempre vejo clientes deixando a verba para a fotografia como a menos importante, mas eis a pergunta: o que vai ficar de recordação do evento? A fotografia é tão importante quanto a decoração perfeita, o vestido perfeito ou o buffet perfeito. Por isso, não é recomendado investir naquele velho papo de que ‘a filha do meu vizinho é fotografa e ela faz um preço bem camarada’. Melhor não!
A fotografia é algo caro, os equipamentos são caros, requer estudo, cursos, experiência em edição de imagem e diagramação de álbuns, sendo assim é sempre bom desconfiar dos profissionais muito baratos, porque às vezes pode sair bem caro. Feito isso, recomendo que o cliente vá em busca de um fotógrafo que tenha mais afinidade com seu estilo e que não contrate um fotógrafo por ter se apaixonado apenas por uma foto. Ver todo o portifólio do profissional e entender se o estilo dele agrada. O ideal é pesquisar bastante. É muito importante também que as pessoas tenham afinidade com o fotógrafo, que tenham a mesma energia; acredito muito nessa troca. Ele vai acompanhar o casal ou a aniversariante em um dia muito especial e esperado, então é importante que todos se sintam à vontade com ele. Às vezes, o profissional é incrível, atende as expectativas, mas não rolou aquele feeling, então o meu conselho é: nao contrate! Tem que ser um conjunto, um pacote.

O que diferencia um bom de um mau fotógrafo?
José Somensi: O bom e o mau fotógrafo pode ser algo subjetivo. O bom fotógrafo pra mim pode ser um mau fotógrafo para outras pessoas. Algumas técnicas são absolutamente questionáveis, mas existem fotógrafos para todos os gostos. Por isso, acho fundamental conhecer o estilo do profissional e ir atrás daquele que mais tenha afinidade. Acho que devemos nos atentar aos detalhes. Para mim, o mau fotógrafo é aquele que não se dedica, que não estuda e está na área apenas pelo dinheiro, e não pela paixão de registrar e “congelar” momentos únicos, de fazer parte da história das pessoas.

O que as noivas/aniversariantes deve se atentar ao contratar um serviço de fotografia para o evento? Quais os detalhes mais importantes?
José Somensi: Elas devem se atentar ao fato de que a fotografia é algo único, cada um tem um olhar diferente. A fotografia é alma, vem de dentro. Não contratem um fotógrafo achando que ele vai fazer as mesmas fotos do fotógrafo B, pois eles são pessoas diferentes, com estilos diferentes, olhares diferentes e histórias diferentes, e tudo isso influência no resultado do trabalho. Falando agora dos detalhes do serviço de forma mais burocrática, aqueles mais importantes, ao meu ver, são o prazo de entrega das fotos/álbum, a especificação do tempo de permanência dos profissionais no local e o valor da hora excedente. Além de ser muito importante não esquecer conferir o álbum antes da entrega. Basicamente é isso.

Há diferença na fotografia de aniversários e casamentos? Se sim, qual?
José Somensi: São eventos tecnicamente diferentes, mas estamos falando das mesmas coisas, emoção. São datas muito importantes e únicas, por isso devem ser tratadas da mesma forma. Nesse sentido, para mim, não há diferença.
Quais as características de uma foto(s) de casamento/aniversário perfeita?
José Somensi: Acho que a foto perfeita é aquela que fala por si mesma, que você fica parado olhando pra ela sem se cansar. Aquela que congela a emoção do momento, um sorriso, uma lágrima, um sopro, uma dança. Fatores técnicos são super importantes também, o fotografo tem que estar preparado para as mais distintas adversidades. Mas, em suma, a foto perfeita tem que ter emoção.