23 de agosto de 2016

A bebida ideal para cada evento

Post by Portofino Buffet

Fernando Santa Adega - Foto Paulinho SeftonEscolher as bebidas certas para um evento requer habilidade em acertar aquela que será a mais adequada para o perfil da festa e dos convidados. Dúvidas como a definição da quantidade de garrafas e a harmonização com o buffet sempre surgem na organização do casamento ou do aniversário. Por isso, convidamos o sommelier e proprietário da Santa Adega Vinhos Finos, Fernando Araújo, para orientar os anfitriões sobre os detalhes e cuidados especiais deste momento. Veja a entrevista!

 

Como escolher a bebida ideal para cada tipo de festa (aniversário, casamento, evento corporativo)? O que é preciso levar em consideração nesse momento em que surgem várias dúvidas?

 

Fernando Araújo: O acompanhamento e a orientação de um sommelier com certeza  facilitam o trabalho da escolha das bebidas para uma festa. É preciso entender o perfil do anfitrião e do evento, quantos convidados estarão presentes e também a duração da festa. Em seguida, tirar dúvidas quanto aos melhores produtos. Um bom profissional saberá indicar com muita propriedade as melhores bebidas para cada tipo de evento, além de avaliar a quantidade adequada para que ninguém leve susto, por falta ou por excesso.

Na hora da compra com o fornecedor há cuidados especiais e detalhes que os clientes devem se atentar?

 

Fernando Araújo: Para os produtos nacionais precisamos ficar atentos ao armazenamento. Variações de temperatura, por exemplo, prejudicam os vinhos e os espumantes. A maioria das lojas especializadas têm depósito de mercadorias e uma vitrine de exposição das bebidas, além de espaços climatizados. Além deste fator, quando a escolha for por produtos importados, sempre é importante verificar a sua origem. E isto é muito fácil, basta ver no rótulo quem é o importador. Caso não haja esta informação, o produto possivelmente é fruto de roubo, falsificação ou contrabando. Também é preciso estar atento a produtos com um valor muito abaixo do mercado, mas que podem gerar muita dor de cabeça.

Existe alguma diferença em escolher as bebidas para a festa no inverno e no verão?

 

Fernando Araújo: Sim, existe. Os picos de consumo sofrem a influência da temperatura das estações do ano. No verão, por exemplo, os vinhos brancos e espumantes são os mais consumidos. Já no inverno, os vinhos tintos crescem em pedido, mas ainda assim em menor quantidade que os espumantes, que são os  campeões de preferência dos anfitriões das festas.

Há uma combinação certa entre as bebidas que serão servidas e o cardápio de comidas? Se sim, qual é?

 

Fernando Araújo: Com certeza! Uma bebida mal escolhida poderá comprometer os sabores dos pratos do buffet. Na enogastronomia, que é a arte de harmonizar o vinho com a comida, aprendemos muito sobre isto. Nós, sommeliers, possuímos a capacidade de fazer as melhores indicações para uma ampla variedade de combinações. E de maneira justa e econômica para os clientes, da forma que eles entendam o que irão servir para seus convidados e como tudo será harmonizado. Sempre temos uma excelente solução para estas situações.

Na sua opinião, quais são as bebidas mais versáteis para um evento?

 

Fernando Araújo: Particularmente, eu gosto muito da seguinte tríade de bebidas: um brut, um vinho tinto pinot noir e um vinho branco pinot grigio. Dentro desse contexto, com a ajuda de um profissional que entenda sobre a procedência das bebidas, com certeza a festa estará pronta para agradar os mais diversos paladares dos convidados.